Benefícios da Castração

Acessos: 8285

A castração é realmente necessária? A castração cirúrgica é um procedimento utilizado em cães e gatos, no início, a mérito de prevenir acasalamentos acidentais. Hoje já temos conhecimento de outros grandes benefícios nos nossos cães. Veja a listagem de algumas das vantagens abaixo:

 

1 - Melhor comportamento.

Fêmeas não castradas entram no período fértil após os seis meses de idade, duas vezes por ano por um período de duas a três semanas e podem ter alteração no comportamento, se tornando mais agressivas e possessivas durante essa fase. Machos o comportamento também é melhor quando esterilizados pois a dominância, territorialismo, agressividade e libido são reduzidos. Em alguns casos onde cães são muito agitados, destrutivos ou desobedientes, a castração é o primeiro passo para uma boa convivência.

 

2 - Vida mais longa e saudável.

Fêmeas castradas antes do primeiro cio têm o risco de infecção no útero e câncer reduzidos consideravelmente. Em geral, quando o câncer de mama se manifesta e os tratamentos adequados são utilizados, apenas 50% dos casos são curados. Machos castrados antes da puberdade também tem o risco de diversos tipos de câncer bem menores do que quando comparados aos cães não castrados. É comum os meninos terem inapetência e alto nível de estresse quando alguma fêmea nas proximidades estiver no período fértil. Consequentemente existe uma perda de peso, baixa de imunidade e maior risco de contrair doenças. Cães castrados vivem, pelo menos, 5 anos a mais.

 

3 - Economia.

Agora vem a pergunta “mas eu não vou ter que gastar dinheiro para castrar o meu cão?”, sim, vai… mas o custo é muito baixo quando comparado ao tratamento de doenças que possivelmente aparecerão se ele não for esterilizado. Além disso, ninhadas indesejadas não acontecerão e custos com pré-natal, cesárea, consultas veterinárias com os filhotes e o tempo e equilíbrio emocional que eles exigem dos donos nas primeiras semanas podem ter um custo extremamente elevado.

 

4 - Controle populacional e diminuição do abandono.

Nesse caso as contas são simples. Quanto mais cães férteis, maiores os índices de ninhadas não planejadas, maiores os números de cães que deverão ser doados e, por ventura, alguns serão abandonados. Uma fêmea abandonada em idade fértil nas ruas pode gerar entre 16 e 160 filhotes durante sua vida reprodutiva.

 

5 - Melhora da qualidade de vida da sua comunidade.

Cães não castrados tem uma tendência maior a tentar fugir de casa em qualquer oportunidade e podem causar brigas entre outros animais, acidentes de carro e ataques a pessoas. Os uivos que os machos emitem quando percebem que uma fêmea está no cio na vizinhança também pode ser um grande incômodo para você e seus vizinhos.

 

6 - Cão mais bonito sempre.

Comumente as fêmeas perdem muito pêlo quando se aproximam do período fértil e, geralmente, sangram por vários dias. Isso pode ser um grande inconveniente dentro de casa. Cadelas esterilizadas são sempre mais bonitas (por perderem menos pêlos) e sempre estão com a resistência em alta. Para os meninos, como os níveis de estresse também são bem menores quando castrados, fazendo com que fiquem sempre bonitos e saudáveis. Caso o seu cão ainda não seja castrado, converse com o seu veterinário sobre o procedimento. Este é um ato de cidadania, amor e amizade pelo seu cão.

Tales Kishimoto (Especialista em comportamento animal)

  •  
  •  

Ver mais artigos +++