Padrão da Raça Spitz Alemão

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA 2019
SPITZ ALEMÃO

 

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA

Filiada a Fédération Cynologique Internationale

 

TRADUÇÃO: Suzanne Blum / Juliana de Souza Viana Camara.

REVISÃO: Claudio Nazaretian Rossi / Leonardo Pereira Mendes.

PAIS DE ORIGEM: Alemanha

DATA DE PUBLICAÇÃO DO PADRÃO OFICIAL VÁLIDO: 04/09/2019

UTILIZAÇÃO: Cão de guarda e companhia

CLASSIFICAÇÃO F.C.I: Grupo 5 - Spitz e Tipos Primitivos

Seção 4 - Spitz Europeus

Sem prova de trabalho

 

 

Fábio Moreira Amorim

Presidente da CBKC

 

 

Roberto Cláudio Frota Bezerra

Presidente do Conselho Cinotécnico

 

 

Importante: Essa tradução é apenas para gerar uma facilidade aos interessados que não dominam os idiomas oficiais da FCI.

SPITZ ALEMÃO (DEUTSCHE SPITZE)

1. SPITZ LOBO / KEESHOND

(WOLFSSPITZ/KEESHOND)

SPITZ ALEMÃO KEESHOND

 

 

BREVE RESUMO HISTÓRICO: Os Spitz Alemães são descendentes de cães da Idade da Pedra Torfhundes « Canis familiaris palustris Rütimeyer » e mais tarde « Pfahlbauspitz » é a raça de cães mais antiga da Europa Central. Muitas outras raças foram desenvolvidas a partir dela. Nos países de línguas não germânicas, os cães Spitz Alemão Lobo (“Wolfsspitze”) são conhecidos como Keeshond.

 

APARÊNCIA GERAL: Os Spitz cativam pela beleza de sua pelagem, feita para se destacar externamente ao abundante subpelo. Particularmente impressionante são a forte pelagem ao redor do pescoço, como uma juba (rufo), e a espessa cauda atrevidamente portada sobre o dorso. A cabeça de raposa com olhos alertas e as pequenas orelhas pontudas, inseridas próximas uma da outra, dão ao Spitz sua característica única, uma aparência atrevida..

 

PROPORÇÕES IMPORTANTES: A relação entre a altura na cernelha e o comprimento do corpo é de 1:1. A relação entre o comprimento do focinho e o comprimento do crânio é de aproximadamente 2:3.

 

COMPORTAMENTO /TEMPERAMENTO: O Spitz Alemão Lobo / Keeshond está sempre atento, alegre e extraordinariamente ligado ao seu proprietário. É muito dócil e fácil de ser treinado. Sua natural desconfiança com estranhos e sua ausência de instinto de caça fazem dele o companheiro ideal como cão de companhia e guarda ideal para casas e fazendas. Não é nem tímido nem agressivo. Indiferente ao clima, robustez e longevidade são seus atributos mais importantes.

 

CABEÇA

REGIÃO CRANIANA: Cabeça de tamanho médio; vista de cima parece mais larga em sua parte posterior e diminui, em forma de cunha, até a ponta da trufa.

 

Stop: Moderado a marcado, nunca abrupto.

 

REGIÃO FACIAL

Trufa: Redonda, pequena e de cor preto puro.

 

Focinho: Não muito longo, nem grosseiro nem pontudo, e harmoniosamente proporcionado ao crânio (aproximadamente 2:3).

 

Lábios: Não são exagerados, bem aderentes ao maxilar e não formam nenhuma ruga nos cantos da boca (comissuras labiais). São completamente pretos.

 

Maxilares / Dentes: Os maxilares são normalmente desenvolvidos e mostram uma completa mordedura em tesoura, com 42 dentes, correspondendo à fórmula dentária do cão, isto é, os dentes (incisivos) superiores se fecham ajustados aos dentes (incisivos) inferiores, com dentes ortogonalmente inseridos nos maxilares. Presas (caninos) fortes e perfeitamente encaixadas. Mordedura em torquês é permitida.

 

Bochechas: São delicadamente arredondadas, sem serem protuberantes.

 

Olhos: São de tamanho médio, amendoados, ligeiramente oblíquos e escuros. As pálpebras são pretas.

 

Orelhas: As pequenas orelhas são inseridas altas e relativamente próximas entre si, triangulares e pontudas; estão sempre portadas eretas, rígidas nas pontas.

 

PESCOÇO: De comprimento médio, é largo na inserção entre os ombros; ligeiramente arqueado, sem barbelas e coberto por uma pelagem espessa e abundante, que forma uma grande juba.

 

TRONCO

Linha superior: Funde-se em uma suave curva com o dorso, que é curto e reto. A cauda espessa, vasta e que cobre parcialmente o dorso arredonda a silhueta.

 

Cernelha: A cernelha alta desce imperceptivelmente para o dorso.

 

Dorso: O mais curto possível, reto e firme.

 

Lombo: Curto, largo e forte.

 

Garupa: A garupa é larga e curta, sem ser caída.

 

Peito: O peito profundo e bem arqueado; antepeito bem desenvolvido.

 

Linha inferior e ventre: A caixa torácica alcança o mais profundo possível; o ventre tem somente uma ligeira elevação.

 

CAUDA: Inserida alta e de tamanho médio. Projeta-se para cima e curva-se para a frente sobre o dorso; reta desde a raiz. Coloca-se firmemente sobre o dorso e é coberta por uma pelagem bem espessa. Uma curva dupla na ponta da cauda é tolerada.

 

MEMBROS

ANTERIORES:

 

Aparência geral: Retos, com a frente mais larga e com boa resistência óssea.

 

Ombros: O ombro é bem musculoso e firmemente conectado ao tórax. A escápula é longa e bem colocada para trás.

 

Braços: O braço é aproximadamente do mesmo comprimento da escápula; forma um ângulo de 90° com ela.

 

Cotovelos: Articulação do cotovelo é forte, adequadamente ajustados ao tórax e não virando nem para dentro nem para fora.

 

Antebraços: De comprimento médio em relação ao corpo, fortes e completamente retos. A parte de trás do antebraço é bem franjada.

 

Metacarpos: Fortes, de comprimento médio, e formam um ângulo de 20° com a vertical.

 

Patas dianteiras: As patas dianteiras são tão pequenas quanto possível, redondas, com dedos bem fechados e arqueados, chamados “pés de gato”. A cor das unhas e almofadas (coxins) deve ser tão escura quanto possível.

 

POSTERIORES

Aparência geral: Os posteriores são muito musculosos e abundantemente franjados até os jarretes. As pernas posteriores são retas e paralelas.

 

Coxas e Pernas: São aproximadamente do mesmo tamanho.

 

Joelhos: De articulação forte, com uma angulação somente moderada; em movimento, não viram nem para dentro nem para fora.

 

Metatarsos (Jarretes): De comprimento médio, muito fortes e verticais ao solo.

 

Patas traseiras: As patas traseiras são tão pequenas quanto possível, redondas, com dedos bem fechados e arqueados, chamados “pés de gato”. A cor das unhas e almofadas (coxins) deve ser tão escura quanto possível.

 

MOVIMENTAÇÃO: O Spitz Alemão Lobo / Keeshond se move reto para frente, com boa propulsão, fluente e elástica.

 

PELE: A pele cobre o corpo firmemente, sem nenhuma ruga.

 

PELAGEM

Pelo: O Spitz Alemão Lobo / Keeshond tem pelagem dupla: o pelo de cobertura (revestimento) é longo, reto, saliente e firme; subpelo (pelo interno) curto e espesso, como algodão. Cabeça, orelhas, parte da frente dos membros anteriores e posteriores e as patas são cobertas por pelo curto e denso (aveludado), o resto do corpo tem uma longa e rica pelagem; não ondulada, encaracolada ou desgrenhada, e nem repartida no dorso. Pescoço e ombros são cobertos por uma abundante juba. A parte posterior dos membros anteriores é bem franjada, os membros posteriores são abundantemente franjados da garupa até os jarretes, a cauda é espessa. A pelagem não deve ser visivelmente modelada (“trimming” e/ou “grooming” que não pareça natural).

 

Cor

Spitz Alemão Lobo / Keeshond: Cinza sombreado.

O cinza sombreado é um cinza prateado com as pontas dos pelos pretas. Focinho e orelhas de cor escura; ao redor dos olhos os “óculos” bem definidos, apresentam-se como delicadas pinceladas de linhas pretas partindo do canto externo dos olhos para o canto mais baixo da orelha, junto com marcas definidas e sombreadas formando uma expressiva sobrancelha; juba e colar mais claros sobre os ombros; anteriores e posteriores sem nenhuma marca preta sob os cotovelos ou joelhos, exceto por ligeiras pinceladas pretas nos dedos; ponta da cauda preta; abaixo da cauda (face ventral) e culotes em cinza prateado pálido.

 

TAMANHO / PESO

 

Altura na cernelha: Wolfspitz / Keeshond (Spitz Lobo): 49 cm +/- 6 cm.

O Spitz Alemão Lobo / Keeshond deve ter peso correspondente ao seu tamanho.

FALTAS: Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão.

 

FALTAS GRAVES

  • • Faltas na estrutura.
  • • Cabeça muito plana.
  • • Distinta cabeça de maçã.
  • • Trufa, pálpebras e lábios cor de carne.
  • • Falhas na dentição, falta de dentes.
  • • Olhos muito grandes e claros demais.
  • • Olhos esbugalhados.
  • • Falta das marcas características na face.
  • • Faltas na movimentação.

 

FALTAS DESQUALIFICANTES

  • • Agressividade ou timidez excessiva.
  • • Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.
  • • Fontanela (moleira) aberta.
  • • Prognatismo superior, inferior, torção de mandíbula.
  • • Entrópio ou ectrópio.
  • • Orelhas não totalmente eretas.
  • • Marcações ou manchas brancas definida.

 

Notas

  • • Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.
  • • Somente os cães clinicamente e funcionalmente saudáveis e com conformação típica da raça deveriam ser usados para a reprodução.

 

 

2. SPITZ ALEMÃO GRANDE

SPITZ ALEMÃO MÉDIO

SPITZ ALEMÃO PEQUENO

(GROSSSPITZ - MITTELSPITZ - KLEINSPITZ)

SPITZ ALEMÃO PEQUENO

 

 

BREVE RESUMO HISTÓRICO: Os Spitz Alemães são descendentes de cães da Idade da Pedra Torfhundes « Canis familiaris palustris Rütimeyer » e mais tarde « Pfahlbauspitz » é a raça de cães mais antiga da Europa Central. Muitas outras raças foram desenvolvidas a partir dela.

 

APARÊNCIA GERAL: Os Spitz cativam pela beleza de sua pelagem, feita para se destacar externamente ao abundante subpelo. Particularmente impressionante são a forte pelagem ao redor do pescoço, como uma juba (rufo), e a espessa cauda atrevidamente portada sobre o dorso. A cabeça de raposa com olhos alertas e as pequenas orelhas pontudas, inseridas próximas uma da outra, dão ao Spitz sua característica única, uma aparência atrevida.

 

PROPORÇÕES IMPORTANTES: A relação entre a altura na cernelha e o comprimento do corpo é de 1:1. A relação entre o comprimento do focinho e o comprimento do crânio dos Spitz Grande, Médio e Pequeno é de aproximadamente 2:3.

 

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: O Spitz Alemão está sempre atento, alegre e extraordinariamente ligado ao seu proprietário. É muito dócil e fácil de ser treinado. Sua natural desconfiança com estranhos e sua ausência de instinto de caça fazem dele o companheiro ideal como cão de companhia e guarda ideal para casas e fazendas. Não é nem tímido nem agressivo. Indiferente ao clima, robustez e longevidade são seus atributos mais importantes.

 

CABEÇA

REGIÃO CRANIANA: Cabeça de tamanho médio; vista de cima parece mais larga em sua parte posterior e diminui, em forma de cunha, até a ponta da trufa.

 

Stop: Moderado a marcado, nunca abrupto.

 

REGIÃO FACIAL

Trufa: Redonda, pequena e de cor preto puro; marrom escuro nos Spitz de cor marrom.

 

Focinho: Não muito longo, nem grosseiro nem pontudo, e harmoniosamente proporcionado ao crânio (aproximadamente 2:3).

 

Lábios: Não são exagerados, bem aderentes ao maxilar e não formam nenhuma ruga nos cantos da boca (comissuras labiais). São completamente pretos, marrons nos Spitz de cor marrom.

 

Maxilares / Dentes: Os maxilares são normalmente desenvolvidos e mostram uma completa mordedura em tesoura, com 42 dentes, correspondendo à fórmula dentária do cão, isto é, os dentes (incisivos) superiores se fecham ajustados aos dentes (incisivos) inferiores, com dentes ortogonalmente inseridos nos maxilares. Presas (caninos) fortes e perfeitamente encaixadas. A ausência de alguns pré-molares é tolerada em Spitz Médio e Pequeno. Mordedura em torquês é permitida.

 

Bochechas: São delicadamente arredondadas, sem serem protuberantes.

 

Olhos: São de tamanho médio, amendoados, ligeiramente oblíquos e escuros. As pálpebras são pretas, marrons escuras nos Spitz de cor marrom.

 

Orelhas: As pequenas orelhas são inseridas altas e relativamente próximas entre si, triangulares e pontudas; estão sempre portadas eretas, rígidas nas pontas.

 

PESCOÇO: De comprimento médio, é largo na inserção entre os ombros; ligeiramente arqueado, sem barbelas e coberto por uma pelagem espessa e abundante, que forma uma grande juba.

 

TRONCO

Linha superior: Funde-se em uma suave curva com o dorso, que é curto e reto. A cauda espessa, vasta e que cobre parcialmente o dorso arredonda a silhueta.

 

Cernelha: A cernelha alta desce imperceptivelmente para o dorso.

 

Dorso: O mais curto possível, reto e firme.

 

Lombo: Curto, largo e forte.

 

Garupa: A garupa é larga e curta, sem ser caída.

 

Peito: O peito profundo e bem arqueado; antepeito bem desenvolvido.

 

Linha inferior e ventre: A caixa torácica alcança o mais profundo possível; o ventre tem somente uma ligeira elevação.

 

CAUDA: Inserida alta e de tamanho médio. Projeta-se para cima e curva-se para a frente sobre o dorso; reta desde a raiz. Coloca-se firmemente sobre o dorso e é coberta por uma pelagem bem espessa. Uma curva dupla na ponta da cauda é tolerada.

 

MEMBROS

ANTERIORES:

 

Aparência geral: Retos, com a frente mais larga e com boa resistência óssea.

 

Ombros: O ombro é bem musculoso e firmemente conectados ao tórax. A escápula é longa e bem colocada para trás.

 

Braços: O braço é aproximadamente do mesmo comprimento da escápula; forma um ângulo de 90° com ela.

 

Cotovelos: Articulação do cotovelo é forte, adequadamente ajustados ao tórax e não virando nem para dentro nem para fora.

 

Antebraços: De comprimento médio em relação ao corpo, fortes e completamente retos. A parte de trás do antebraço é bem franjada.

 

Metacarpos: Fortes, de comprimento médio, e formam um ângulo de 20° com a vertical.

 

Patas dianteiras: As patas dianteiras são tão pequenas quanto possível, redondas, com dedos bem fechados e arqueados, chamados “pés de gato”. A cor das unhas e almofadas (coxins) deve ser tão escura quanto possível.

 

POSTERIORES

Aparência geral: Os posteriores são muito musculosos e abundantemente franjados até os jarretes. As pernas posteriores são retas e paralelas.

 

Coxas e Pernas: São aproximadamente do mesmo tamanho.

Joelhos: De articulação forte, com uma angulação somente moderada; em movimento, não viram nem para dentro nem para fora.

 

Metatarsos (Jarretes): De comprimento médio, muito fortes e verticais ao solo.

 

Patas traseiras: As patas traseiras são tão pequenas quanto possível, redondas, com dedos bem fechados e arqueados, chamados “pés de gato”. A cor das unhas e almofadas (coxins) deve ser tão escura quanto possível.

 

MOVIMENTAÇÃO: O Spitz Alemão se move reto para frente, com boa propulsão, fluente e elástica.

 

PELE: A pele cobre o corpo firmemente, sem nenhuma ruga.

 

PELAGEM

Pelo: O Spitz Alemão Grande, Médio e Pequeno tem pelagem dupla: o pelo de cobertura (revestimento) é longo, reto, saliente e firme; subpelo (pelo interno) curto e espesso, como algodão. Cabeça, orelhas, parte da frente dos membros anteriores e posteriores e as patas são cobertas por pelo curto e denso (aveludado), o resto do corpo tem uma longa e rica pelagem; não ondulada, encaracolada ou desgrenhada, e nem repartida no dorso. Pescoço e ombros são cobertos por uma abundante juba. A parte posterior dos membros anteriores é bem franjada, os membros posteriores são abundantemente franjados da garupa até os jarretes, a cauda é espessa. A pelagem não deve ser visivelmente modelada (“trimming” e/ou “grooming” que não pareça natural).

 

Cor

Spitz Alemão Grande: Branco, preto, marrom.

Nos pretos e marrons, manchas brancas no peito, patas e ponta da cauda são permitidas.

 

Spitz Alemão Médio: Branco, preto, marrom, laranja, cinza sombreado, outras cores.

 

Spitz Alemão Pequeno: Branco, preto, marrom, laranja, cinza sombreado, outras cores.

 

Spitz branco: O pelo deve ser branco puro, mas pequenos traços de amarelo, que eventualmente ocorrem, especialmente nas orelhas, são tolerados.

 

Spitz preto: No Spitz preto, subpelo e pele também devem ser pretos e a pelagem de cobertura deve ser preto brilhante sem nenhuma marca branca ou de outra cor.

 

Spitz marrom: O Spitz marrom deve ser uniformemente marrom escuro.

 

Spitz laranja: O Spitz laranja deve ser uniformemente monocromático na variação (tom) média da cor. Tons mais claros no peito, cauda e na parte posterior das coxas são permitidos.

 

Spitz cinza sombreado: Cinza prateado com as pontas dos pelos pretas. Focinho e orelhas de cor escura; ao redor dos olhos os “óculos” bem definidos, apresentam-se como delicadas pinceladas de linhas pretas partindo do canto externo dos olhos para o canto mais baixo da orelha, junto com marcas definidas e sombreadas formando uma pequena mas expressiva sobrancelha; juba e colar mais claros sobre os ombros; anteriores e posteriores sem nenhuma marca preta sob os cotovelos ou joelhos, exceto por ligeiras pinceladas pretas nos dedos; ponta da cauda preta; abaixo da cauda (face ventral) e culotes em cinza prateado pálido.

 

Spitz de outras cores: O termo “outras cores” aplica-se às seguintes colorações: creme, creme-“sable” (creme-zibelino), laranja-“sable” (laranja-zibelino), preto e castanho (“tan”) e malhados (particoloridos). Cães malhados (particoloridos) devem ter o branco como cor base. As manchas devem ser de uma só cor, preta ou marrom ou cinza sombreado ou laranja ou laranja-“sable” ou creme ou creme-“sable”, e devem ser preferencialmente distribuídas por todo o corpo.

 

TAMANHO / PESO

 

Altura na cernelha:

Spitz Alemão Grande: 45 cm +/- 5 cm.

Spitz Alemão Médio: 35 cm +/- 5 cm.

Spitz Alemão Pequeno: 27 cm +/- 3 cm.

Cada variedade de Spitz Alemão deve ter peso correspondente ao seu tamanho.

 

FALTAS: Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão.

 

FALTAS GRAVES

  • • Faltas na estrutura.
  • • Cabeça muito plana.
  • • Distinta cabeça de maçã.
  • • Trufa, pálpebras e lábios cor de carne.
  • • Falhas na dentição, falta de dentes incisivos.
  • • Olhos muito grandes e claros demais.
  • • Olhos esbugalhados.
  • • Falta das marcas características na face dos Spitz Pequenos e Médios cinza sombreados.
  • • Faltas na movimentação.

 

FALTAS DESQUALIFICANTES

  • • Agressividade ou timidez excessiva.
  • • Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento.
  • • Fontanela (moleira) aberta.
  • • Prognatismo superior, inferior, torção de mandíbula.
  • • Entrópio ou ectrópio.
  • • Orelhas não totalmente eretas.
  • • Marcações ou manchas claramente brancas em outras cores que não Spitz brancos (exceto no Spitz Grande).
  • • Variações de cores que não listadas na seção “cores”.

 

Notas

  • • Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.
  • • Somente os cães clinicamente e funcionalmente saudáveis e com conformação típica da raça deveriam ser usados para a reprodução.

 

 

3. SPITZ ALEMÃO ANÃO / POMERÂNIA

(ZWERGSPITZ / POMERANIAN)

SPITZ ALEMÃO ANÃO

 

 

BREVE RESUMO HISTÓRICO: Os Spitz Alemães são descendentes de cães da Idade da Pedra Torfhundes « Canis familiaris palustris Rütimeyer » e mais tarde « Pfahlbauspitz » é a raça de cães mais antiga da Europa Central. Muitas outras raças foram desenvolvidas a partir dela. Nos países de línguas não germânicas, os cães Spitz Alemão Anão (“Zwergspitze”) são conhecidos como Pomerânias.

 

APARÊNCIA GERAL: Os Spitz cativam pela beleza de sua pelagem, feita para se destacar externamente ao abundante subpelo. Particularmente impressionante são a forte pelagem ao redor do pescoço, como uma juba (rufo), e a espessa cauda atrevidamente portada sobre o dorso. A cabeça de raposa com olhos alertas e as pequenas orelhas pontudas, inseridas próximas uma da outra, dão ao Spitz sua característica única, uma aparência atrevida.

 

PROPORÇÕES IMPORTANTES: A relação entre a altura na cernelha e o comprimento do corpo é de 1:1. A relação entre o comprimento do focinho e o comprimento do crânio dos Spitz Anão / Pomerânia é de aproximadamente 2:4.

 

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: O Spitz Alemão Anão / Pomerânia está sempre atento, alegre e extraordinariamente ligado ao seu proprietário. É muito dócil e fácil de ser treinado. Sua natureza sociável e alegre o torna o companheiro ideal como cão de companhia e guarda para casa e apartamento. Não é nem tímido nem agressivo. Indiferente ao clima, robustez e longevidade são seus atributos mais importantes.

 

CABEÇA

REGIÃO CRANIANA: Cabeça de tamanho médio; vista de cima parece mais larga em sua parte posterior e diminui, em forma de cunha, até a ponta da trufa.

 

Stop: Moderado a marcado, nunca abrupto.

 

REGIÃO FACIAL

Trufa: Redonda, pequena e de cor preto puro; marrom escuro nos Spitz de cor marrom.

 

Focinho: Não muito longo, nem grosseiro nem pontudo, e harmoniosamente proporcionado ao crânio (aproximadamente 2:4).

 

Lábios: Não são exagerados, bem aderentes ao maxilar e não formam nenhuma ruga nos cantos da boca (comissuras labiais). São completamente pretos, marrons nos Spitz de cor marrom.

 

Maxilares / Dentes: Os maxilares são normalmente desenvolvidos e mostram uma completa mordedura em tesoura, com 42 dentes, correspondendo à fórmula dentária do cão, isto é, os dentes (incisivos) superiores se fecham ajustados aos dentes (incisivos) inferiores, com dentes ortogonalmente inseridos nos maxilares. Presas (caninos) fortes e perfeitamente encaixadas. A ausência de alguns pré-molares é tolerada em Spitz Anão / Pomerânia. Mordedura em torquês é permitida.

 

Bochechas: São delicadamente arredondadas, sem serem protuberantes.

 

OLHOS: São de tamanho médio, amendoados, ligeiramente oblíquos e escuros. As pálpebras são pretas, marrons escuras nos Spitz de cor marrom.

 

ORELHAS: As pequenas orelhas são inseridas altas e relativamente próximas entre si, triangulares e pontudas; estão sempre portadas eretas, rígidas nas pontas.

 

PESCOÇO: De comprimento médio, é largo na inserção entre os ombros; ligeiramente arqueado, sem barbelas e coberto por uma pelagem espessa e abundante, que forma uma grande juba.

 

TRONCO

Linha superior: Funde-se em uma suave curva com o dorso, que é curto e reto. A cauda espessa, vasta e que cobre parcialmente o dorso arredonda a silhueta.

 

Cernelha: A cernelha alta desce imperceptivelmente para o dorso.

 

Dorso: O mais curto possível, reto e firme.

 

Lombo: Curto, largo e forte.

 

Garupa: A garupa é larga e curta, sem ser caída.

 

Peito: O peito é profundo e bem arqueado; antepeito bem desenvolvido.

 

Linha inferior e ventre: A caixa torácica alcança o mais profundo possível; o ventre tem somente uma ligeira elevação.

 

CAUDA: Inserida alta e de tamanho médio. Projeta-se para cima e curva-se para a frente sobre o dorso; reta desde a raiz. Coloca-se firmemente sobre o dorso e é coberta por uma pelagem bem espessa. Uma curva dupla na ponta da cauda é tolerada.

 

MEMBROS

ANTERIORES:

 

Aparência geral: Retos, com a frente mais larga e com boa resistência óssea.

 

Ombros: O ombro é bem musculoso e firmemente conectados ao tórax. A escápula é longa e bem colocada para trás.

 

Braços: O braço é aproximadamente do mesmo comprimento da escápula; forma um ângulo de 90° com ela.

 

Cotovelos: Articulação do cotovelo é forte, adequadamente ajustados ao tórax e não virando nem para dentro nem para fora.

 

Antebraços: De comprimento médio em relação ao corpo, fortes e completamente retos. A parte de trás do antebraço é bem franjada.

 

Metacarpos: Fortes, de comprimento médio, e formam um ângulo de 20° com a vertical.

 

Patas dianteiras: As patas dianteiras são tão pequenas quanto possível, redondas, com dedos bem fechados e arqueados, chamados “pés de gato”. A cor das unhas e almofadas (coxins) deve ser tão escura quanto possível.

 

POSTERIORES

Aparência geral: Os posteriores são muito musculosos e abundantemente franjados até os jarretes. As pernas posteriores são retas e paralelas.

 

Coxas e Pernas: São aproximadamente do mesmo tamanho.

 

Joelhos: De articulação forte, com uma angulação somente moderada; em movimento, não viram nem para dentro nem para fora.

 

Metatarsos (Jarretes): De comprimento médio, muito fortes e verticais ao solo.

 

Patas traseiras: As patas traseiras são tão pequenas quanto possível, redondas, com dedos bem fechados e arqueados, chamados “pés de gato”. A cor das unhas e almofadas (coxins) deve ser tão escura quanto possível.

 

MOVIMENTAÇÃO: O Spitz Alemão Anão / Pomerânia se move reto para frente, com boa propulsão, fluente e elástica.

 

PELE: A pele cobre o corpo firmemente, sem nenhuma ruga.

 

PELAGEM

Pelo: O Spitz Alemão Anão / Pomerânia tem pelagem dupla: o pelo de cobertura (revestimento) é longo, reto, saliente e firme; subpelo curto e espesso, como algodão. Cabeça, orelhas, parte da frente dos membros anteriores e posteriores e as patas são cobertas por pelo curto e denso (aveludado), o resto do corpo tem uma longa e rica pelagem; não ondulada, encaracolada ou desgrenhada, e nem repartida no dorso. Pescoço e ombros são cobertos por uma abundante juba. A parte posterior dos membros anteriores é bem franjada, os membros posteriores são abundantemente franjados da garupa até os jarretes, a cauda é espessa. A pelagem não deve ser visivelmente modelada (“trimming” e/ou “grooming” que não pareça natural).

 

Cor

Spitz Alemão Anão / Pomerânia: Branco, preto, marrom, laranja, cinza sombreado, outras cores.

 

Spitz branco: O pelo deve ser branco puro, mas pequenos traços de amarelo, que eventualmente ocorrem, especialmente nas orelhas, são tolerados.

 

Spitz preto: No Spitz preto, subpelo e pele também devem ser pretos e a pelagem de cobertura deve ser preto brilhante sem nenhuma marca branca ou de outra cor.

 

Spitz marrom: O Spitz marrom deve ser uniformemente marrom escuro. Spitz laranja: O Spitz laranja deve ser uniformemente monocromático na variação (tom) média da cor. Tons mais claros no peito, cauda e na parte posterior das coxas são permitidos.

 

Spitz cinza sombreado: Cinza prateado com as pontas dos pelos pretas. Focinho e orelhas de cor escura; ao redor dos olhos os “óculos” bem definidos, apresentam-se como delicadas pinceladas de linhas pretas partindo do canto externo dos olhos para o canto mais baixo da orelha, junto com marcas definidas e sombreadas formando uma pequena mas expressiva sobrancelha; juba e colar mais claros sobre os ombros; anteriores e posteriores sem nenhuma marca preta sob os cotovelos ou joelhos, exceto por ligeiras pinceladas pretas nos dedos; ponta da cauda preta; abaixo da cauda (face ventral) e culotes em cinza prateado pálido.

Spitz de outras cores: O termo “outras cores” aplica-se às seguintes colorações: creme, creme-“sable” (creme-zibelino), laranja-“sable” (laranja-zibelino), preto e castanho (“tan”) e malhados (particoloridos). Cães malhados (particoloridos) devem ter o branco como cor base. As manchas devem ser de uma só cor, preta ou marrom ou cinza sombreado ou laranja ou laranja-“sable” ou creme ou creme-“sable”, e devem ser preferencialmente distribuídas por todo o corpo.

 

TAMANHO / PESO

 

Altura na cernelha:

Spitz Alemão Anão / Pomerânia: 21 cm +/- 3 cm.

 

O Spitz Anão / Pomerânia deve ter peso correspondente ao seu tamanho. FALTAS: Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão.

 

FALTAS GRAVES

  • • Faltas na estrutura.
  • • Cabeça muito plana.
  • • Distinta cabeça de maçã.
  • • Trufa, pálpebras e lábios cor de carne.
  • • Falhas na dentição, falta de dentes incisivos.
  • • Olhos muito grandes e claros demais.
  • • Olhos esbugalhados.
  • • Falta das marcas características na face dos Spitz cinza sombreados.
  • • Faltas na movimentação.

 

FALTAS DESQUALIFICANTES

  • • Agressividade ou timidez excessiva.
  • • Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento.
  • • Fontanela (moleira) aberta.
  • • Prognatismo superior, inferior, torção de mandíbula.
  • • Entrópio ou ectrópio.
  • • Orelhas não totalmente eretas.
  • • Marcações ou manchas claramente brancas em outras cores que não Spitz brancos.
  • • Variações de cores que não listadas na seção “cores”.

 

NOTAS:

  • • Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.
  • • Somente os cães clinicamente e funcionalmente saudáveis e com conformação típica da raça deveriam ser usados para a reprodução.
grupo 5

 

Fonte: Confederação Brasileira de Cinofilia. Disponível em:
https://https://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_275