Cuidado com o spitz alemão no inverno

Acessos: 30258

QUAIS OS CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER COM O SEU LULU DA POMERÂNIA NO INVERNO?

O inverno é a estação do ano mais fria e isso faz com que algumas mudanças ambientais interfiram diretamente em nossas vidas e na dos nossos amigos de 4 patas. Algumas pessoas não percebem, mas os riscos enfrentados por nós são os mesmos para o seu Spitz Alemão. Nesta época, o ar fica mais seco, chove menos e a concentração de poluentes aumenta consideravelmente. Os olhos e mucosas das vias respiratórias podem ficar irritados e/ou ressecados.

Alguns tipos de vírus e bactérias podem ter uma proliferação e dispersão maior com esse clima (principalmente as conjuntivites, gripes e resfriados). O pomerânia descende dos cães de tundra, das regiões árticas, e o frio não é um grande obstáculo para esses pequenos companheiros. O pelo abundante serve tanto como proteção contra o frio quanto contra os raios solares que se intensificam com a reflexão na neve. Cães tosados são mais suscetíveis a baixas de resistência por conta do frio, já que a sua proteção natural foi artificialmente retirada ou reduzida. Roupinhas confortáveis podem ser bem-vindas nestes casos.

Principais problemas. Como prevenir e tratar

  •   Gripe é muito mais comum do que pensamos. Assim como a Influenza humana, a canina também sofre mutações o tempo todo. A contaminação pode vir através de contato direto com cães doentes (mesmo que ainda não apresentem sintomas), contato indireto por objetos contaminados (vasilha de água, comida, brinquedos) e pelo ar. Depois do cão contaminado, tratam-se apenas os sintomas e aguarda-se que o cão crie os anticorpos necessários para combater a virose. Deve-se tomar grande cuidado para que o quadro não evolua e outras complicações apareçam (como pneumonia). Pode causar secreção nos olhos e nariz, tosse, indisposição, inapetência e febre. Já existem vacinas específicas (que devem ser reaplicadas anualmente).
  •  
  •  
  •   Conjuntivites. Existem vários tipos de conjuntivites caninas. Elas podem causar irritação , vermelhidão nos olhos e secreção excessiva. Podem ser causadas por vírus, bactérias ou podem ter origem alérgica. Assim que a doença se manifesta, um veterinário deve indicar o melhor tratamento (que geralmente é a base de colírios). Atente-se muito a quantidade de pó em sua casa (que pode desencadear alergia) e ao filtro do ar condicionado.
  •  
  •  
  •   Dores de ouvido. Os cães têm ouvidos mais sensíveis que os nossos e também mais suscetíveis a problemas como a otite, principalmente quando existe grande variação de temperatura ambiental ou frio constante. Caso perceba que o seu cão está incomodado, sentindo dor ou coceira no ouvido, excesso de cera (com um cheiro forte vindo do ouvido e cor bem escura), leve-o a um veterinário para que o mesmo possa ser tratado. Como qualquer infecção bacteriana, a otite pode se agravar comprometendo a saúde e bem estar do seu cãozinho.
  •  
  •  
  •   Ar condicionado quente/frio, o grande vilão. Quem não gosta de estar em um ambiente climatizado? Nos dias frios ficar dentro da sua casa aquecida e nos dias quentes com o ar fresquinho. Cuidado, esse conforto pode trazer riscos para você e seu animal. O filtro do ar condicionado doméstico deve ser limpo a cada 3 meses (no máximo) e pode se tornar um ótimo dispersor de bactérias, vírus, ácaros e pó se o filtro não for trocado. Pessoas mais sensíveis e cães podem desenvolver conjuntivite alérgica e vários problemas respiratórios. Fique de olho na manutenção do seu ar condicionado. Já vi diversos proprietários de pomerânias reclamando que o cão tosse, que o nariz escorre e nenhum veterinário descobre o que ele tem e curiosamente, quando o ar condicionado está desligado ou o filtro é trocado, os sintomas somem. Vitamina C, uma aliada no inverno também para o seu Pomerânia A Vitamina C está no grupo das antioxidantes. Em suma, ajudam a aumentar a resistência do nosso organismo e ajuda-lo a se recuperar mais rapidamente em casos de contaminação por uma doença. Ela pode ser encontrada na maior parte das frutas, principalmente as cítricas algumas verduras e folhagens (como a folha de caqui) e facilmente encontrada a venda em qualquer farmácia. Uma boa dica é pingar algumas gotinhas no bebedouro do seu cão diariamente (não esqueça de trocar a água e lavar bem o bebedouro a cada troca, depois de algumas horas a vitamina oxida e perde seus efeitos antioxidantes). Seu cãozinho vai ter uma resistência maior contra gripes, resfriados e outras doenças. Caso seu cão apresente tosse, mude o comportamento, apatia, inapetência ou qualquer outro sintoma, leve imediatamente a um veterinário para um diagnóstico correto. Jamais dê um medicamento por conta própria.

    Tales Kishimoto (Especialista em comportamento animal)

  •  
  •  

Ver mais artigos +++